Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

VOCÊ ESTÁ EM:

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Cirurgia Ortognática

O que é?

A Cirurgia Ortognática é uma especialidade da odontologia que se resume em dar formato à sua face, colocando os dentes na posição correta (com a ortodontia), e reposicionando seus maxilares (com a cirurgia corretiva).

A especialidade é indicada para pacientes com deformidade dento facial e necessita de um trabalho multidiciplinar.

O intercâmbio entre o cirurgião buco maxilo facial e o ortodontista é fundamental para o sucesso do tratamento. É de vital importância os dentes estarem devidamente posicionados nas bases ósseas, para que a equipe de cirurgiões buco maxilo faciais possa reposicionar essas bases.

Desarmonia Facial

A desarmonia facial acontece quando seus maxilares e sua face estiverem fora de posição, resultando em problemas com sua mastigação e sua aparência. Os ossos mal formados são geralmente causados por desenvolvimento desigual dos maxilares nos anos de crescimento, ou por um acidente que tenha atingido a face.

  • Mandíbula Pequena

  • Mandíbula Grande

  • Maxila Excessivamente Desenvolvida

  • Maxilares Super Desenvolvidos

Indicações para Cirurgia

Os casos em que a Cirurgia Ortognática é a solução, são aqueles que os pacientes apresentam alguma deformidade dento-facial, ou seja, problemas com sua mastigação, ou que ele não esteja satisfeito com sua aparência de frente ou de perfil.

Procedimento Cirurgico

O momento ideal para o procedimento cirurgico ocorre quando sua equipe de cirurgia ortognática verificar que seus dentes se movimentaram para a posição correta e a sua cirurgia estiver agendada no hospital. Durante a cirurgia seus ossos serão reposicionados.

  • Parte do osso é removida ou acrescida em um dos lados, igualando-os.

  • Um fragmento de osso é removido ou adicionado.

  • O osso é deslocado para frente ou para trás na sua nova posição.

Tempo de Tratamento

A duração total do tratamento deste tipo de prcedimento pode variar dentre 6 meses a 2 anos. Nesta tabela de referência de tempo, os dois profissionais estão representados pela mesma cor, durante cada fase do tratamento, quanto mais viva for a cor mais vezes o paciente visitará seu ortodentista ou cirurgião.

Recuperação

Sua recuperação começará logo após a cirurgia, você não irá demorar para perceber seu novo formato de rosto e voltar para as sua atividades diárias.

No hospital, o cirurgião o visitará após a cirurgia, e a enfermeira cuidará de você durante sua permanência no hospital. Você poderá receber alta no primeiro dia após a cirurgia.

  • Paciente em recuperação com curativo para evitar inchaço

  • Após a cirurgia o paciente terá uma alimentação líquida e pastosa

Início de Tratamento

Para iniciar o tratamento você deverá procurar o auxílio de um ortodontista e/ou cirurgião para estabelecer um plano de tratamento.

Assim, quando seu cirurgião e seu ortodontista completarem a avaliação do seu caso, eles podem preparar um plano de tratamento.

É possível fazer um esboço do seu novo perfil, no papel, através de traçados realizados em folha de acetato ou ajustar seu perfil na tela do computador.

Anatomia Facial

Os ossos faciais saudáveis resultando em um "engrenamento" normal, dando formato à sua face.

O tamanho e a posição dos ossos faciais, e dos dentes neles inseridos, determinam o quanto é satisfatória sua oclusão e sua aparência.

Se alguns desses ossos estão posicionados incorretamente, podem resultar em um problema com seus maxilares, seus dentes e sua aparência.

OCLUSÃO NORMAL

Você tem uma oclusão normal se todos os seus dentes estão alinhados corretamente assim sua oclusão será perfeita. Seus dentes incisivos superiores devem ultrapassar um pouco seus dentes incisivos inferiores alguns milímetros.

FACE PROPORCIONAL

Uma face é bem proporcional quando dividida em terços iguais: do começo do cabelo até a sobrancelha; das sobrancelhas à base do nariz; e da base do nariz ao queixo. Se sua face for dividida ao meio, os dois lados devem ser semelhantes.

PERFIL PROPORCIONAL

Você tem um perfil proporcional se a posição de seu osso frontal, nariz, lábio e queixo estiverem harmônico e adequadamente posicionados. O tamanho e as formas de seus ossos faciais e a pele que os envolve determinam seu perfil.